O uso da tecnologia das redes sociais na aprendizagem escolar

Thumb O uso da tecnologia das redes sociais na aprendizagem escolar

As redes sociais já fazem parte do nosso cotidiano e isso não é mais novidade para ninguém, porém, o uso dessas ferramentas de tecnologia na educação e se forem usadas de forma consciente podem ser um verdadeiro parceiro e aliado na aprendizagem escolar.

As trocas de informações

O Professor pode e deve orientar aos seus educandos, que a forma e os procedimentos adotados não podem ser iguais aos de amigos íntimos e sim essencialmente para a troca de informações sobre os assuntos que foram ministrados em sala de aula. A oportunidade de trocas de links, vídeos, reportagens bem interessantes, artigos que possam dar uma contribuição na aprendizagem serão muito bem aceitos.

Como pode ser a interação?

Com todas as informações juntadas e o Professor, sempre como o mediador de todas as relações, poderia ser feito um debate virtual e o tema deve ser o mais polêmico e atual possível. Isso fará com que os tímidos possam se posicionar na turma e assim desenvolver a capacidade de argumentos em sala de aula.

Um chat para tirar as dúvidas também deve ser levado em consideração, com isso, os alunos se reunirão ao mesmo tempo e o deslocamento físico não será necessário e assim questões que foram retiradas e debatidas em sala de aula, podem fazer parte dessa interação também.

A utilização do Facebook

Essa mídia é a mais popular em todo o mundo e na aprendizagem, ela também pode ser usada com bastante êxito, e se levarmos em conta o poder de engajamento dessa ferramenta, pode-se aproximar a realidade dos alunos com uma dinamização e auxílio na sala de aula. Diretores de escola e seus Professores podem trocar informações úteis e relacionadas à comunidade escolar, com seus Pais e alunos.

A postura para a utilização dessa mídia deve ser bastante clara, no cerne da amizade e do contato com os alunos, ou seja, são estabelecidos critérios de respeito e isso deve partir de cada Educador, ele deve utilizar para fins educacionais e acima de tudo manter a sua privacidade pessoal e por isso, o uso dessa rede em sala de aula possuí muitos benefícios. Portanto as redes sociais num todo, são bastante benéficas na aprendizagem em sala de aula.

Envie seu comentário:

Você também pode gostar: